4 minutos de leitura
May 24, 2020

A rotina diária do Bruno com o cabelo

Muitos são os clientes que me perguntam o que faço ao meu cabelo. Explico-te passo por passo o que faço todos os dias para obter o meu visual e quais as dificuldades que mesmo sendo barbeiro também enfrento e como lido com elas.

Quem me conhece sabe que o cabelo é algo muito importante para mim. Sempre gostei de o cuidar. Ao longo dos anos fui mudando um pouco o meu estilo (como é normal em qualquer pessoa), não gosto de manter o mesmo corte mais do que 3 ou 4 anos pelo que vou acrescentando ou fazendo algumas mudanças para não ser sempre a mesma coisa. Porém, a rotina, essa vai sendo sempre a mesma. Se nos últimos anos penteei sempre o cabelo para trás acompanhado de um mid-fade (o chamado slick back), nos últimos tempos tenho penteado cabelo um pouco mais na diagonal acompanhando com um high-fade (na verdade não é mesmo um puro high-fade mas tenho pedido ao meu amigo e o barbeiro que cuida do meu cabelo, Pedro Pena para o levar um pouco mais acima do que o habitual).

Acreditem ou não, os barbeiros são das pessoas com menos tempo para cortar o cabelo pelo que temos de optar por algo que tenha um pouco menos de manutenção…

Voltando à primeira frase deste texto, quem me conhece sabe que o meu cabelo não é naturalmente liso. Aliás, é na altura desta publicação mais fácil de perceber isso mesmo dado que a quarentena e o facto de não ter de me pentear para sair à rua fez com que o meu cabelo ficasse mais ondulado, ou seja, mais natural. O meu cabelo é naturalmente ondulado como o da minha mãe e como eu não sou grande fã disso construi uma rotina que deixa o meu cabelo exactamente da forma que eu gosto. Atenção, executo esta rotina em 70 ou 80% dos dias. Claro que existem sempre os dias em que estamos atrasados ou simplesmente não temos paciência pelo que se me vires com o cabelo mais ondulado já sabes que ou acordei tarde ou estava mais preguiçoso.

1. Começar antes de começar

Não leste mal, é isso mesmo. Antes mesmo de começares a ter um cuidado especial todas as manhãs com o teu cabelo tens já de ter começado ainda antes de teres começado. O que quero dizer com isto: Muitos homens querem ter um cabelo bonito mas não querem investir em produtos, mesmo quando o fazem optam erradamente pelo produto final e não por aquele que considero ser dos produtos mais importantes: um bom shampoo.

Gosto bastante do Depot Nº 101, é excelente para uma utilização diária e notarás certamente diferença ao longo do tempo. Um erro comum é colocar o shampoo e enxaguar imediatamente, deixa o produto algum tempo na cabeça, esfrega bem com a ponta dos dedos e depois sim podes lavar.

2. O que fazes com produto também podes fazer com água…

Esta foi das primeiras frases que ficaram comigo enquanto barbeiro e vem directamente de umas melhores barbearias do mundo, a Schorem, criadora da marca Reuzel. O produto é apenas uma forma de fixares o que já criaste com a água. Se te estás a pentear e mesmo com o cabelo húmido não está a ficar como queres, colocares cera ou alguma pomada não vai adiantar de nada. Só vais criar mais dificuldades pois o pente ou escova vai ter ainda mais dificuldade em deslizar…

Quando o meu cabelo não está a colaborar tenho um segredo e aquele que é o meu produto preferido enquanto barbeiro. O Reuzel Grooming Tonic é fenomenal enquanto cliente e profissional. Ajuda-me a esculpir, dividir e pentear o cabelo da forma que preciso. Acrescenta volume e deixa um brilho muito leve como se tivesses acabado de cortar o cabelo.

3. Usar secador ou não?

Este é um passo opcional. Nem eu próprio utilizo sempre o secador. Tenho uma regra bastante própria que é utilizar apenas o secador quando tenho um “bad hair day” e está mesmo muito complicado obrigar o cabelo a assentar de determinada forma. No entanto, quando utilizo secador o resultado é sempre melhor do que quando não uso pois consigo adicionar volume que é algo de que gosto bastante no meu cabelo.

Outra vantagem do secador é que me permite utilizar muito pouco produto para fixar o cabelo dado que o trabalho de moldar já foi todo feito. Acaba por ser uma troca, se utilizas secador vais poupar bastante produto mas se utilizares mal o secador e demasiadas vezes vais danificar o cabelo ou até o couro cabeludo pelo que não fiques só por uma das opções, vai variando.

4. Qual a cera que utilizo?

Se tivesse 1€ por cada vez que me fizeram esta questão por esta altura era um homem abastado. A verdade é que não precisas de pensar muito para encontrares a resposta mais óbvia. Sou barbeiro mas antes de o ser sou dono de um negócio de beleza e estética cujos pilares de gestão assentam na transparência e na honestidade com os clientes. Fazendo jus a essa responsabilidade, não há nenhum produto que coloque num cliente que não tenha já experimentado em mim e tenha reconhecido a sua qualidade. Posso até não gostar do resultado no meu cabelo por a cera ter fixação a mais, ou brilho a mais, etc. mas tem de ter qualidade, pode não ser a indicada para mim mas qualidade tem de ter e por não servir para o meu gosto não quer dizer que não resolva o problema de outra pessoa. Por exemplo: se andares muito de mota precisas de uma cera com muito mais fixação (different strokes for different folks). Ou seja, ando sempre a saltitar entre marcas e produtos devido a ter de experimentar para depois inserir na loja.

Honestamente e de há muitos anos para cá a minha favorita de todas e se tivesse que escolher uma pomada para todas as situações escolheria a Reuzel Matte Extreme Hold. Aqui tens a prova da nossa transparência porque de momento nem é um produto que estejamos a comercializar.

5. O truque final

Depois desta rotina há um passo final para o cabelo estar mesmo como eu gosto. Para isto vais precisar de um pente fino ou de um afro pick. Curioso? É simples. Depois de saíres de casa e deixares o teu couro cabeludo e o cabelo estarem bem secos, pegas no pente e dás aquela penteadela muito ao de leve para melhorar o penteado 5% e deixar a cera abrir. Este é um passo que vais demorar a dominar pois por norma ao inicio vais remover o produto em vez de o abrir e vais pentear com demasiada força estragando assim a forma do penteado. Tem paciência, quando dominares este passo vais ver que ficas com o cabelo top que sempre quiseste ter!

Estes são os meus passos que por agora constituem a minha rotina diária com o cabelo e o penteado. E tu? O que fazes diariamente para obteres o teu estilo?

Localização

Rua João Vaz Lote 101, Loja 4
2925-651 Azeitão

Horário

09h às 13h – 15h às 19h
Segunda a Sábado

contactos

210 806 522
info@loshermanos.pt

×
×

Cart